PSINDMG participa da etapa de capacitação para 14ª Conferência Municipal de Assistência Social em Montes Claros

O Sindicato dos Psicólogos do Estado de Minas Gerais (PSINDMG) participou, representando o Conselho Estadual de Assistência Social, no dia 27 de maio de 2025, da etapa de capacitação para 14 ª Conferência Municipal de Assistência Social, em Montes Claros/MG. O PSINDMG esteve representado por sua presidenta, Jennifer Souza, que também é conselheira no CEAS pelo seguimento das(os) trabalhadoras(es).

No encontro, foram abordados os temas das conferências, que irão pautar neste ano: “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência” e “Construindo com união, protegendo com ação e resistindo com determinação”.

A presidenta do PSINDMG levou informações sobre os 5 eixos, que estão divididos em: “Universalização do SUAS”, “Aperfeiçoamento contínuo do SUAS”, “Integração de benefícios socioassistencias”, “Gestão democrática, informação e comunicação transparente” e “Sustentabilidade Financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS”. Além disso, reafirmou com as(os) trabalhadoras(es) presentes sobre a importância da incidência do orçamento em Minas Gerais e no âmbito federal.

Outra questão que teve direcionamento e esclarecimento de dúvidas por parte do PSINDMG, foi em relação à Mesa de Negociação Nacional, a qual segue sem avanço na implementação, mas que será pautada nas propostas da Conferência. “Existe a defasagem do Plano de Cargos e Carreiras do município de Montes Claros e, por isso, quero me reunir com o Secretário do Desenvolvimento Social e com outros secretários para construirmos esse assunto”, esclarece a presidente do sindicato.

Ao final, Jennifer Souza informou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 383/2017 segue em tramitação na Câmara dos Deputados e, que, na última reunião realizada com Reginaldo Lopes, presidente da Casa, teve o parecer que não há previsão para o andamento da proposta. Por fim, revelou que a realização de atos nas conferências (estadual e nacional) poderão ajudar que 1% do orçamento público seja destinado para a Política Nacional de Assistência Social.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *