Com cordiais cumprimentos, o Sindicato dos Psicólogos do Estado de Minas Gerais, presidido por sua representante legal, legitimamente eleita em dezembro de 2022, Jennifer Danielle Souza Santos, no uso das prerrogativas inerentes à natureza de entidade sindical trabalhista e legítima representante dos profissionais graduados em Psicologia frente às entidades patronais, empresas privadas e públicas, terceiro setor, entes públicos municipais e estaduais e Ministério do Trabalho e Emprego, entre outros, vem relatar à categoria de Psicologia do Estado de Minas Gerais, assim como a todo o movimento sindical e aos parceiros os seguintes fatos:
Foram divulgadas informações nas redes sociais, espalhadas em grupos por todo o país, de que teria acontecido uma renúncia coletiva no PSINDMG, porém, é importante informar que o exposto não está de acordo com a realidade. As pessoas que renunciaram seus cargos na diretoria, exercendo seu direito constitucional e estatutário, não foram todas as pessoas que compõem a chapa atual, sendo que a atual diretoria, mesmo que mínima, de acordo com todas as consultas jurídicas realizadas, ainda constitui democraticamente a diretoria sindical e segue firme na missão para qual fomos eleitos e aceitamos ao nos candidatar para essa gestão e sermos eleitas pelos filiados e filiadas.
Algumas dificuldades se apresentam com as renúncias, porém, tudo o que for legal, ético e estatutário será feito para que o trabalho desse sindicato continue, diante sua tão grandiosa importância para mais de 60 mil trabalhadores no Estado de Minas Gerais. Importante evidenciar que este sindicato e essa presidência nunca estiveram sozinhos em suas decisões e seguem com orientações de profissionais e parceiros sérios e capacitados a nos orientar nas melhores decisões para darmos continuidade ao trabalho em prol da nossa categoria. Seguiremos firmes!
Saliento que diante de qualquer crise, atual ou futura, como as já superadas por essa gestão e pelas anteriores, essa presidência e a Diretoria do PSINDMG jamais irão parar sua atuação dentro das possibilidades reais de atendimento, apoio, representação e defesa da categoria em Minas Gerais, jamais paramos e não pararemos nesse momento, muitas são as ações possíveis de dar andamento. Não desanimaremos!
O Sindicato possui hoje total suporte jurídico para atendimento das diversas demandas da categoria em Minas Gerais. As demandas tanto de ordem políticas, trabalhistas e administrativas que cabem a atuação sindical, podem ser encaminhadas para o email psindmg@psindmg.org.br pois serão direcionadas ao jurídico para as devidas providências.
Diante do exposto em carta circulada, é importante que a categoria esteja ciente de que todos os documentos produzidos pelo sindicato são de caráter público, tais como atas de reuniões de diretoria e assembleias e documentos referentes aos acordos coletivos. Qualquer profissional de psicologia do Estado de Minas Gerais, filiado, que queira ter acesso às informações verídicas e registradas, pode solicitar com formalização e justificativa por e-mail. Assim como em todos os anos dessa gestão, foram deixados transparentes nas Assembleias Gerais todos os movimentos do sindicato, como no última dia 10 de dezembro de 2024 em que foi realizada a prestação de contas do ano.
As articulações, contatos com categoria, filiados, parceiros, sindicatos, autarquias, gestores, sindicatos patronais, parceiros jurídicos e administrativos, todas serão mantidas e continuadas dentro da legalidade, ética, respeito, seguem sendo compartilhados com toda a diretoria como sempre aconteceu, desde o início desta gestão, em 2023, para possibilitar participação das demais diretoras e diretores.
Vale aqui uma ressalva sobre as acusações que estão fazendo a meu respeito até no tocante a nossa atuação nas demandas sindicais. Acusam-me de aparecer demais. Esqueceram, porém, de dizer que fomos eleitos/as para prestar um serviço ativo à categoria e assim o fiz, sistematicamente. Como tudo está documentado e à disposição de quem se interessar ver, deixo aqui o convite para que vejam antes de julgar.
Durante os dois anos de gestão, foi considerando todas as limitações de horários de trabalho dos demais diretores desse sindicato que a presidência sempre respeitou e acolheu como justificativa de várias ausências e abstenção de atendimento as demandas. Muitas vezes não recebendo nem mesmo respostas ou justificativas, porém, respeitando a todas e todos da diretoria, sem nunca apresentar ao público como forma de evitar desgaste do nome de pessoas que já contribuiram tanto com o sindicato quanto com a categoria de forma geral.
Essa decisão de presevar as pessoas, não foi uma decisão leviana de fazer um trabalho tão difícil e necessário sem compartilhar com os pares, porém, foi uma decisão construída com parceiros e companheiros que também entenderam que o movimento sindical precisa nesse momento de toda a força e apoio, não de rupturas e exposições desnecessárias. Consta, entretanto, em vários documentos, os registros de que essa presidência nunca atuou de forma autoritária, mas sim, em vários momentos assumindo as demandas que outros que não assumiram por diversos motivos o compromisso que havia firmado.
As reuniões com a categoria continuarão enquanto for possível pois a trabalhadora e o trabalhador de Psicologia do Estado de Minas Gerais é o foco desse sindicato e sua defesa a pauta prioritária dessa diretoria e Presidenta.
Informo que será divulgada Assembleia Geral para o levantamento da pauta da CCT referente aos trabalhadores abrangidos pelos Hospitais e Clínicas filiados ao SINDHOMG, pauta que infelizmente foi retirada sem motivo lógico da última assembleia a pedido de diretoras em exercício no PSINDMG naquele momento, conforme consta em ATA, e também da pauta da CCT referente aos trabalhadores dos Hospitais e entidades filiados ao SINIBREF.
O PSINDMG continua atuando nos diversos espaços de Controle Social, em mesas de negociação, em atendimento aos trabalhadores e buscando parcerias que beneficiem as trabalhadoras de Minas Gerais, estamos com agenda de viagens por várias cidades de Minas Gerais e dentro das possibilidades, estaremos aproveitando cada oportunidade para avançar nos direitos de nossas trabalhadoras. Continuaremos trabalhando!
O necessário nesse momento, como sempre digo, é seguirmos fortalecendo o sindicato com filiação, com comparecimento nas assembleias e com divulgação de que nosso sindicato existe, tem história, tem uma gestão democraticamente eleita e continuará trabalhando na defesa de toda a categoria e da população de Minas Gerais.
Nesse momento, como mais uma forma de defender as nossas trabalhadoras, estamos iniciando uma parceria com profissional que irá nos auxiliar nas divulgações do sindicato e possibilitar que melhoremos muito a nossa comunicação com a categoria, isso será primordial também para evitarmos falas que possam até mesmo confundir nossa categoria sobre o trabalho que está sendo realizado, prezamos muito pela transparência que é um dos pilares que sustenta nossa democracia. Assim, chamo todas e todos a seguir nossas redes sociais, @psindmg e nosso site www.psindmg.org.br.
Seguiremos, juntas e juntos!
Saudacões Sindicais!
Jennifer Danielle Souza Santos
Presidenta do Sindicato dos Psicólogos do Estado de Minas Gerais
Deixe um comentário