No novo episódio do podcast “PSINDPOD”, Jennifer Souza, presidenta do Sindicato dos Psicólogos do Estado de Minas Gerais (PSINDMG), faz uma retrospectiva das principais lutas de 2025 e pontua a respeito das perspectivas para 2026.
A presidenta do sindicato relembra que 2025 foi um ano de desafios e de muitas dificuldades para a entidade sindical. O início foi marcado por algumas dissidências da diretoria, que culminaram na renúncia de membros da gestão.
O PSINDMG, porém, conseguiu se manter de pé, rompeu as dificuldades e, por meio de parcerias estratégicas, enfrentou os desafios. Para além disso, retomou a busca dos direitos trabalhistas dos profissionais, ampliou as mesas de negociações coletivas com o propósito de fechar novas convenções e acordos coletivos de trabalho e judicializou ações que defendiam a insalubridade para os trabalhadores e trabalhadoras psicólogos/as.
No âmbito do controle social, o PSINDMG participou ativamente do movimento Minas Sem Miséria, que avançou sobre as discussões do Fundo de Erradicação da Miséria, garantindo o mínimo para a política de assistência social. Outro avanço conquistado foi a garantia do dobro do valor mínimo do Piso Mineiro de Assistência Social, referente ao valor que é repassado do estado para os municípios, e que impacta diretamente nas políticas públicas.
Ano novo, de casa nova
Para 2026, o sindicato anuncia que um dos maiores sonhos da categoria será realizado. O PSINDMG passa a atender em novo endereço (Rua da Bahia, 1148, sala 838, Centro – BH/MG) o que vai lhe permitir melhor atendimento e autonomia em suas ações e projetos. Além de atendimentos administrativos, organizacionais, neste espaço serão realizados também os plantões jurídicos presenciais.
A sede do PSINDMG foi reaberta após estar fechada desde 2019, selando o compromisso da entidade para com os psicólogos do Estado. Para viabilizar todas as atuações estratégicas o PSINDMG fará um mapeamento das necessidades dos profissionais para que, assim, seja garantida uma entrega de maior qualidade.
Embora tenha sofrido com os percalços do ano, a presidenta do sindicato Jennifer Souza destaca que, ao longo dos 41 anos de existência, a entidade já acumulou muitos avanços e conquistas. No entanto, para continuar avançando precisa da participação ativa dos psicólogos e psicólogas de Minas Gerais para se manter ativa. Portanto, um de seus maiores anseios é que a categoria se aproxime de seu sindicato e passe a fazer parte de suas discussões e decisões.


Deixe um comentário