A presidenta do Sindicato dos Psicólogos do Estado de Minas Gerais (PSIND-MG) e representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Jennifer Souza, esteve na cidade de Teófilo Otoni, no dia 15/7/25, para participar da capacitação do Conselho Municipal de Assistência Social.
No evento, foram pautados assuntos que afetam diretamente a atuação dos trabalhadoras(es) no município, como a falta do direcionamento do orçamento público para a assistência social e condições precárias de trabalho oferecidas aos profissionais que prejudica o trabalhador e as famílias usuárias dos serviços.
Encontro com trabalhadores da cidade
Buscando a ampliar o diálogo com os profissionais da cidade, a presidenta do PSINDMG também promoveu um encontro com as/os psicólogas/os para discutir os problemas que a categoria vem enfrentando.
Jennifer Souza enfatizou a importância do trabalho sindical coletivo, apontando que a mudança só será efetiva se construída de maneira conjunta entre as entidades. “Precisamos da união entre todos os sindicatos para fazermos um movimento para atualizarmos o plano de cargos e carreiras e para a efetivação do concurso público.”
Complementando a explicação em torno do assunto, o PSINDMG explicou sobre a existência da obrigação, conforme a decisão da comarca da cidade, para realização de concursos públicos. “Hoje, existem vários equipamentos da prefeitura que estão defasados. Essa precarização afeta não apenas a área da psicologia, mas várias outras da saúde”, explica.
Importante evidenciar que o sindicato já fez várias ações no município, algumas em conjunto com o fórum Estadual de trabalhadores do SUAS e outras em conjunto também com o Conselho Regional de Psicologia – CRPMG, no ano de 2024 chegou a ter um acordo com a administração acerca do concurso, acordo esse descumprindo.
Ao final, ficou acordado que o PSINDMG buscará parcerias com as entidades sindicais para planejar as próximas ações e tentará uma agenda com o poder executivo de Teófilo Otoni para abordar a questão.
Deixe um comentário