Uma notícia que nos acende um farol de alerta. Você sabia que o Brasil lidera, hoje, os índices de ansiedade no mundo e ocupa posição alarmante quando o tema é depressão? Quem afirma isso é a Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma pesquisa divulgada na 25ª edição da HSM+ 2025, fala muito de aceleração tecnológica, da complexificação dos riscos, da opacidade algorítmica e a multiplicação dos stakeholders, o que tornaram o agir corporativo uma questão de urgência moral e ética, impactando sobremaneira a vida das pessoas.
Para o Sindicato dos Psicólogos de Minas Gerais (PSINDMG) falar sobre tudo isso e não dizer sobre os impactos de todas essas questões na saúde mental dos/as trabalhadores/as é uma conversa esvaziada , especialmente do ponto de vista da realidade que salta aos olhos no mundo do trabalho.
Numa conversa potente no PsindmgPod, a psicóloga, professora e diretora do Sindicato, Dra. Paula de Paula, chama atenção para a importância de ampliarmos o debate com a categoria sobre esses assuntos e promovermos as mudanças necessárias. Nesse sentido, é preciso dizer, convidar a todos/as, que venham fazer parte dessa força motriz. Cuidar da saúde mental é uma responsabilidade coletiva — e um passo essencial para tornar os ambientes de trabalho mais humanizados, sádios e saudáveis.


Deixe um comentário