15/10 – Cuidado com aquelas/es que formam a nação

Neste dia 15 de outubro, destinado à celebração do Dia da Professora e do Professor, o Sindicato dos Psicólogos do Estado de Minas Gerais (PSINDMG) abre espaço para manifestar o seu respeito, admiração e carinho por essas/es profissionais que formam as nações do mundo.

Ser professora(o) é utilizar dos livros e dos conhecimentos por eles adquiridos como uma barreira contra a ignorância, o preconceito e a desinformação. É construir, a partir de uma sala de aula, a formação dos cidadãos que irão moldar as futuras gerações. É sobre não desistir do bem mais precioso que uma pessoa pode ter: a educação.

Embora a grandiosidade desses profissionais seja reconhecida por muitos, há aqueles que, infelizmente, pratiquem violências físicas e psicológicas contra eles. O que está diretamente relacionado ao adoecimento e ao surgimento de doenças como ansiedade, depressão e Burnout. Dados da Prefeitura de Belo Horizonte mostram que a  média mensal de afastamentos de professores municipais e da educação infantil em função de doença subiu 4% neste ano em relação a 2024, passando de 349 para 364 por mês.

O PSINDMG, comprometido com o cuidado psicossocial da população, reforça o seu compromisso em seguir lutando por políticas públicas que viabilizem o amparo psicológico para todos os profissionais, em especial para as/os professoras/os, que lutam arduamente pela mudança na educação.

Parabenizamos todas(os) professoras(es), em especial ao Rafael Costa e Leanderson Luiz de Sá, que abriram o campo de estágio em parceria com o PSINDMG nos últimos 4 semestres, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *