10/10 – Dia Mundial da Saúde Mental

Celebrado anualmente no dia 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental ganha visibilidade no Brasil e no mundo chamando a sociedade a refletir sobre o cuidado do bem-estar psicológico nas esferas individuais, comunitárias e principalmente nos ambientes de trabalho, além das políticas públicas.

A data é destinada a ampliar a conscientização em relação aos transtornos mentais, combater o preconceito e promover o desenvolvimento de políticas públicas que garantam acessibilidade, dignidade e qualidade ao cuidado dispensado a saúde mental como um todo.

Desde então, as campanhas têm abordado temas essenciais como depressão, ansiedade, prevenção ao suicídio, saúde mental no trabalho e o acesso equitativo a serviços e tratamentos. Mais do que chamar atenção, o objetivo é provocar diálogo, engajamento e ação, estimulando governos, instituições, empresas e a sociedade civil a avançarem na construção de ambientes mais justos, acolhedores e saudáveis.

Para o Sindicato dos Psicólogos do Estado de Minas Gerais (PSINDMG), a valorização da saúde mental envolvem políticas públicas sólidas e inclusivas, que assegurem o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS); garantia de condições dignas de trabalho aos profissionais de saúde mental, especialmente psicólogas e psicólogos que atuam na linha de frente do cuidado; ações de prevenção e promoção da saúde que considerem as desigualdades sociais, o combate às violências e a construção de espaços mais humanos.

Neste 10 de outubro, o PSINDMG convida a categoria, a sociedade e os gestores públicos a reconhecerem que a saúde mental não pode ser tratada como um tema secundário. “É urgente investir em cuidado, valorização profissional e políticas que garantam qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas”, destaca a presidenta Jennifer Souza.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *